Acerca de mim

A minha foto
Porto, Porto, Portugal
Rua de Santos Pousada, 441, DE Telefone: 225191703; Fax: 225191701; E-mail: cabecaisdecarvalho@gmail.com

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

“European Volunteering Tour" – 3 a 9 de Fevereiro ( 12h-20h – entrada livre)

Sete dias, perto de duas dezenas de conferências, cerca de uma centena de instituições presentes e, a cada meia hora, histórias extraordinárias de voluntários que já fazem a diferença.

E, todos os dias, às 16h, os nossos contadores de histórias voluntários, entre os quais: José Jorge Letria, José Fanha, Maria João Lopo de Carvalho, Alice Vieira, Sara Rodrigues e Heitor Lourenço.

Programa Oficial de Abertura

18h15 – Animação de rua

- Chegada das entidades oficiais

18h30 – Arranque oficial do AEV

- Fernanda Freitas – Presidente do AEV
- Zeinal Bava: Presidente executivo da Portugal Telecom - Anfitrião

18h40 - Apresentação do Programa do AEV (Spot Promocional)

- Margarida Marques – Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

18h50 – “Ser Voluntário é….” (clip)

- António Costa – Presidente da CM Lisboa

19h00 – “Histórias extraordinárias de gente como nós” (clip)

- Helena André – Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social


AEV-2011 : uma celebração e um desafio
Vamos celebrar o compromisso de 94 milhões de voluntários europeus que, nos seus tempos livres, trabalham de forma gratuita nas suas comunidades, nomeadamente em escolas, hospitais, clubes desportivos, em actividades de protecção do ambiente, dinâmicas culturais ou no apoio às populações dos países em desenvolvimento. E este compromisso faz uma enorme diferença na vida de muitas pessoas
O AEV 2011 é também um desafio para os três quartos da população europeia que não participa em qualquer actividade de voluntariado. Gostaríamos de dizer a estas pessoas que também elas podem fazer a diferença.

Ano Europeu do Voluntariado - 2011 : quatro objectivos principais:
reduzir os obstáculos ao voluntariado na UE;
promover e capacitar as organizações de voluntários e melhorar a qualidade do voluntariado;
reconhecer o trabalho voluntário;
sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do voluntariado.

Para atingir estes objectivos, a Comissão incentivará o intercâmbio de boas práticas entre as autoridades dos Estados-Membros e as organizações de voluntários.
Vai dar se especial atenção à formação de voluntários, à acreditação e à garantia de qualidade e ao ajustamento eficaz e eficiente entre os voluntários potenciais e as oportunidades de colaboração.

A Comissão vai incentivar novas iniciativas de redes à escala europeia para estimular os intercâmbios transfronteiriços e as sinergias entre organizações de voluntários e outros sectores, nomeadamente as empresas.

Centenas de actividades e projectos vão ser promovidos ao longo do Ano do Voluntariado em toda a EU e, em particular em Portugal.

No nosso País, existe um Organismo Coordenador – o Conselho Nacional para Promoção do Voluntariado - CNPV, presidido por Elza Chambel; e uma Comissão Nacional de Acompanhamento do AEV, que reúne mais de 50 entidades de diversos quadrantes e presidida pela jornalista Fernanda Freitas.

A nível da UE destacam-se:"European Volunteering Tour": uma mostra de voluntariado nacional, que percorrerá as 27 capitais europeias.
Rede Repórteres AEV: 27 repórteres voluntários vão seguir o trabalho de 54 organizações de voluntários e produzir conteúdos multimédia em regime de “estafeta” – em Portugal receberemos o repórter da Áustria; a repórter Portuguesa seguirá para o Luxemburgo.

Para mais informações:
Sítio AEV- Portugal
http://europa.eu/volunteering/en/mycountry/21 www.aev2011.eu

Ano Europeu do Voluntariado em 2011

No dia 27 de Novembro de 2009, o Conselho de Ministros da U.E., declarou oficialmente 2011, Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa.

O Ano Europeu tem por objectivo geral incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais tendo em vista criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado na U.E. e aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado na U.E.

Este objectivo geral será operacionalizado através de 4 grandes objectivos específicos:

1. Criar um ambiente propicio ao voluntariado na U.E;
2. Dar meios às organizações que promovem o voluntariado para melhorar a qualidade das suas actividades;
3. Reconhecer o trabalho voluntário;
4. Sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do Voluntariado.

Cada Estado Membro designou o Organismo responsável pela organização da sua participação no Ano Europeu, sendo o CNPV o designado para Portugal.

http://www.voluntariado.pt/left.asp?05

Pesquisar neste blogue